Notícias da Universidade

Projetos do curso de Fisioterapia encerram ano com coleta final de dados em trabalhadores rurais

Banco de Wells foi um dos instrumentos utilizados para testar a flexibilidade do grupo pesquisado

O curso de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta procedeu ontem (21) e hoje (22) com a última triagem em trabalhadores rurais da região. Dois projetos de Iniciação Científica conduzidos pela Graduação da Unicruz objetivam investigar as condições de saúde de produtores da atividade leiteira do Estado, bem como proporcionar melhorias na qualidade de vida deste público. 54 pessoas, entre elas 10 extensionistas da Emater/RS – novidade em 2016 – participaram da coleta, que envolveu o uso de equipamentos e métodos para avaliação da saúde postural e da força de preensão manual, como dinamômetro, banco de Wells e flexiteste.
     Ao longo do ano, a equipe de trabalho composta por 25 estudantes bolsistas e voluntários realizou os procedimentos aos trabalhadores e extensionistas conjuntamente com profissionais, pesquisadores e aparatos tecnológicos do Laboratório de Instrumentação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Estudantes franceses da Universidade de Augergne, da França, também contribuíram no primeiro semestre. Oficinas pedagógicas mensais com informações sobre hábitos saudáveis e dicas de alongamento complementaram o cronograma dos projetos.

Projetos contaram com o auxílio de 25 estudantes

“Para mim foi muito bom. Eu sentia muita dor nas costas, aí nos ensinaram a fazer o alongamento e comecei a fazer todos os dias. Deu resultado mesmo”, relata Nádia Martins, 40 anos, trabalhadora rural na localidade de Capão Grande, Salto do Jacuí. Os ensinamentos citados por Nádia também são absorvidos por quem aplicou os testes. Priscila Rodrigues, aluna do 9º semestre de Fisioterapia, considera-se melhor preparada para o mercado de trabalho após atuar como bolsista. “Colocar em prática tudo aquilo que a gente viu em sala de aula é a melhor maneira de ter aprendizado”.
     Os resultados finais, acompanhados de orientações individuais, serão socializados com os pesquisados apenas em março de 2017, em um encontro no Campus Universitário. Contudo, a coordenadora dos dois projetos, professora Themis Leal de Carvalho, adianta que as iniciativas agregam qualidade de vida aos trabalhadores rurais envolvidos. “Menos dores e mais leveza nas atividades profissionais. Isso já é um dado preliminar muito significativo”.

Núcleo Integrado de Comunicação
E-mail: jornalismo@unicruz.edu.br
Notícia publicada em 22/12/2016

Fórum de Sustentabilidade