História da UNICRUZ

      A Universidade de Cruz Alta está inserida no contexto histórico da Região desde a década de 40, através da Associação de Professores da Escola Técnica de Comércio "Cruz Alta" que lhe deu origem, então a mantenedora do Curso técnico em Contabilidade. Em 1958 passou a denominar-se Associação dos Professores de Cruz Alta - APROCRUZ, constituída por Faculdades Isoladas.

     A Fundação Universidade de Cruz Alta foi instituída através do Decreto 97.000, de 21 de outubro de 1988. Hoje a Unicruz conta com mais de três mil e quinhentos alunos distribuídos nos cursos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos.

      A transformação dessas Faculdades Isoladas em uma Universidade era um antigo desejo da comunidade cruz-altense que veio a se concretizar através do Decreto 97000, de 21/10/88, que criou a Fundação Universidade de Cruz Alta, desencadeando as ações necessárias para a efetiva instalação da Universidade.

     Conforme o projeto desta Universidade aprovado pelo Parecer CFE 582/89, aproximadamente em 7/07/89, a mesma foi concedida como uma Instituição Particular de Ensino Superior, de caráter social e comunitário, de domínio da coletividade, que nos termos da lei, tem como objetivo principal:

    "O desenvolvimento das Ciências, Letras, Artes, Filosofia e Ciências Humanas; a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho demandado pela sociedade; a qualificação acadêmica de pesquisadores e cientistas; e a preservação e promoção da cultura e bem comum".

     Reconhecida pela Portaria do MEC nº 1704 de 03 de dezembro de 1993, a Universidade de Cruz Alta inicia uma nova etapa, legitimada pelo texto legal e num processo natural de amadurecimento, procura atender às demandas regionais, através de uma ação educacional efetiva, considerando os interesses sociais, comprometida com sua tradição de servir à comunidade.

     A Universidade de Cruz Alta visa na formação do profissional, essencialmente, o Homem com princípios de liberdade e de solidariedade humana que o tornem capaz de construir com dignidade a sua realidade e de participar no desenvolvimento da sociedade, em parâmetros de aperfeiçoamento que provocam o bem comum.

      Nesta dimensão, a Universidade ao longo de sua história vem mantendo linhas definidas de ação educacional e social que concretizem valores, prioridades e preferências, características da realidade temporal histórica de sua localização espacial, social e política.
 

 




  enviar








Fórum de Sustentabilidade
 Clique Aqui
Sistema de Submissão de Projetos
 Clique Aqui
Balcão do Consumidor de Cruz Alta
 Clique Aqui
Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos
 Clique Aqui
Nae
 Clique Aqui
Comung
 Clique Aqui
Estação Meteorológica
 Clique Aqui
Bolsas e Financiamentos
 Clique Aqui
ENADE
 Clique Aqui
PARFOR
 Clique Aqui
Secretaria Geral Documentos e Publicações
 Clique Aqui
Nucart
 Clique Aqui
Seminário Interinstitucional
 Clique Aqui
Editais de Pesquisa
 Clique Aqui
Guia Universitário
 Clique Aqui
Relatório Social
 Clique Aqui
Horários de Ônibus
para o Campus

 Clique Aqui
Pedagogia Universitária
 Clique Aqui
Lista de acesso aos periódicos e anais
 Clique Aqui
Programa Institucional de Iniciação à Docência
 Clique Aqui
Coleta Seletiva Solidária
 Clique Aqui
Profissão Catador
 Clique Aqui
Rede Escola de Governo
 Clique Aqui
Mercosul
 Clique Aqui
Assessoria de Assuntos Internacionais
 Clique Aqui
Colap
 Clique Aqui
Monitoria
 Clique Aqui
Estágio Supervisionado
 Clique Aqui
UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta - Fone/Fax: (55) 3321-1500
Campus Universitário Dr. Ulysses Guimarães - Rodovia Municipal Jacob Della Méa, km 5.6 - Parada Benito - CEP 98.005-972
Caixa Postal 838 - Cruz Alta/RS